Estante do Refúgio: John Green - Biografia

26/09/2014

John Green - Biografia


Hoje eu resolvi fazer um post do meu autor preferido: John Green!

-> Biografia

John Green nasceu em Indianapolis, filho de Mike e Sydney Green, mas a família dele se mudou 3 semanas depois de seu nascimento para Orlando, Florida. Ele frequentou a "Lake Highland Preparatory School" e depois a "Indian Springs School" (escola usada como cenário do livro Quem é você Alaska?) e se formou pelo Kenyon College em 2000 com diploma duplo: em Inglês e Estudos Religiosos. Ele já falou sobre sofrer bullying na adolescência e como isso tornava a vida dele infeliz.

Depois de se formar na faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como estagiário em um hospital pediátrico enquanto estava matriculado na "University of Chicago Divinity School" (embora ele nunca tenha comparecido às aulas). Ele tinha planos de se tornar um padre episcopal, mas a experiência de trabalhar em um hospital com crianças sofrendo de doenças com risco de vida o inspiraram a ser um autor, e a escrever alguns anos depois A culpa é das estrelas.

Ele viveu muitos anos em Chicago, onde trabalhou para o jornal Booklist como assistente de publicação e editor de produção, enquanto escrevia Quem é você, Alaska? Trabalhando lá, ele revisou centenas de livros, particularmente ficção e livros sobre o Islã ou gêmeos siameses. Ele também foi um crítico de livros para o The New York Times Book Review e escritor para NPR e outra rádio menor de Chicago.Green morou em Nova York por dois anos enquanto sua esposa fazia faculdade.




-> VlogBrothers - O projeto

Em 2007, John Green e seu irmão Hank começaram um Vlog chamado Brotherhood 2.0 que funcionou de 1 de Janeiro até 31 de Dezembro daquele ano. Os dois irmãos concordaram que eles não usariam roteiros neste projeto nem se falariam. O único modo de comunicação permitido entre eles eram os vídeos que cada um postava, sempre um enviando a resposta para o vídeo anterior do outro no dia seguinte. Esses vídeos foram para um canal do YouTube chamado "vlogbrothers" (e para o site de mesmo nome) onde eles conseguiram uma grande audiência. No último vídeo do projeto, eles revelaram que manteriam a correspondência por vídeos indefinidamente, e desde de 2014 continuaram se falando através do vlog.

O projeto dos dois ganhou atenção internacional, sendo criada uma "fanbase" chamada de "Nerdfighters". Os Nerdfighters, em colaboração com os dois, promovem e participam de um grande número de trabalhos humanitários, incluindo o "Project for Awesome", um projeto para arrecadar fundos para a caridade. Os líderes dos Nerdfighters fizeram um site para arrecadar dinheiro que até agora já tem quase $3 milhões destinados ao desenvolvimento mundial.

Para manter o canal vlogbrothers, os dois criaram vários projetos paralelos. Esses incluem "Truth or Fail", um game show do YouTube apresentado por Hank com uma variedade de convidados. HankGames (também conhecido como "with..." or "without Hank"), que consiste em mostrar Hank e a vencedora de um Emmy: The Lizzie Bennet Diaries, jogando vídeo-game. Em 2012, aceitando uma proposta do Google, criaram vários curtas destinados à educação chamado Crash Course. Os temas incluem História Mundial, História Americana e Literatura (apresentado pelo John) e Química, Biologia, Ecologia e Psicologia (apresentado pelo Hank) e "SciShow" (em tradução livre: a ciência das coisas).

Green também participa do canal da revista Mental Floss no YouTube. Ele já havia contribuído com a revista na metade dos anos 2000.




-> Nerdfighters

Ao longo desse projeto, os irmãos passaram a se dirigir a sua audiência como "nerdfighters", já que, supostamente, ela era toda composta por nerds. Depois do sucesso do vídeo July 18: Accio Deathly Hallows (no spoilers), a popularidade do seu canal passou a aumentar cada vez mais e o público que assistia já não se restringia a nerds. Os Vlogbrothers agora explicam o que é nerdifighter com a popular frase: “Eles são como pessoas normais, mas ao invés de carne e osso, eles são feitos de maravilha” - John Green. 

Em 2005, ele escreveu "Quem é você, Alaska?" 


Em 2006, escreveu "Teorema de Katherine" 


Em 2008, escreveu "Cidades de Papel"


E em 2012, escreveu "A culpa é das estrelas"


Fonte: Wikipedia (biografia) e Tumblr (imagens)

Espero que tenham gostado. Deixem nos comentários algum autor que vocês acham que eu poderia estar fazendo a biografia aqui no blog.
Beijinhos da Mands!



4 comentários:

  1. Já li vários livros do John, meu preferido é Quem é você, Alasca? Nunca tinha lido tantas coisas sobre a vida dele, adorei,adoro biografias. Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMO "Quem é você, Alasca?", quarta que vem tem resenha desse livro aqui, confira! Beijão

      Excluir
  2. Ainda não li nenhuma obra deste autor, mas adorei conhecer mais sobre ele. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)