Estante do Refúgio: Cadê você Bernadette? - Resenha

22/10/2014

Cadê você Bernadette? - Resenha



Nome: Cadê você Bernadette?
Autora: Maria Semple
Editora: Companhia das letras
Edição: 1ª
Páginas: 372

Sinopse:
"Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. 
Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle — e às pessoas em geral — que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. 
Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Maria Semple revela, em seu segundo romance, a influência de grandes escritores contemporâneos como Jonathan Franzen e Jeffrey Eugenides, ao mesmo tempo em que se afirma como uma voz original, marcada pelo melhor humor das séries de tv americanas. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, 'Cadê você, Bernadette?' trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita."

Gente, quando eu vi esse livro eu me apaixonei pela capa então eu pesquisei mais sobre ele e vi que era realmente bom. Que decepção...
Acho que esse livro possui pontos positivos e negativos, então eu vou dividir essa resenha em duas partes para ficar mais fácil:
  • Pontos positivos: é uma história boa (apesar dos pesares) e bem escrita, Maria Semple não usou palavras difíceis em momento algum, então acaba sendo uma leitura fácil. Outra coisa que eu achei muito legal é que o livro é constituído, também, por muitos emails, anúncios e cartas; no início eu não entendia muito bem, porém depois um email vai interligando no outro tornando a leitura mais leve e original.
  • Pontos negativos: apesar de ser bem escrito, é um livro muito extenso e enjoativo. Creio que a história poderia ser resumida em 200 páginas, porém ela foi estendida demais, dando detalhes bobos e inúteis. Eu acabei pulando algumas partes do livro, pois eu não aguentava mais aquela "mesmisse", por isso eu demorei tanto para le-lo.
Bem, esse livro levará apenas 2 estrelas (não me julguem) :(
Espero que tenham gostado da resenha, comentem o que acharam.
P.s. Eu criei um instagram do blog, siga! @estantedorefugio
Beijo da Mands!

14 comentários:

  1. Poxa, que pena que deu 2 estrelas. rs
    Mas mesmo assim estou curiosa para ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste amore, porque eu realmente não gostei :(

      Excluir
  2. Oi Amanda,
    Ah, sei como é se decepcionar com um livro que bastante gente gostou. A gente fica se sentindo um alien. kkkk Eu não sou fã do estilo, então muito provavelmente eu daria 1 estrela depois de ler HAHA' Espero que sua próxima leitura seja melhor.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!
    Só conhecia o livro pela capa, que é mesmo bem bonita, mas a sinopse não despertou meu interesse. É uma pena que a história tenha se tornado cansativa, me irrito muito quando os autores começam a enrolar demais...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que pena que você não gostou, não faz meu tipo de livro também :((

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo essa capa! Quis muito esse livro na época em que lançou, mas acabei não comprando. Li muitas resenhas positivas dele e tenho a impressão de que iria gostar bastante. Mesmo você tendo citado como ponto negativo o fato de o livro se estender, mesmo assim isso não me desanima, eu geralmente curto histórias mais descritivas, com muitos detalhes. Enfim, ainda gostaria de ler o livro.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostar de histórias descritivas você já pode comprar esse livro! Hahaha

      Excluir
  6. Oi linda, tudo bem? Gostei bastante da resenha porque você foi sincera. Eu já li alguns livros que também acabaram... querendo prolongar e só me desanimaram. Mas acontece né? Ainda não li este, mas irei colocar na minha meta de leitura.

    Beijos linda, me encantei com seu blog e já estou seguindo
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que capa legal, ainda não conhecia o livro.
    Que pena que não gostou tanto do livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)