Estante do Refúgio: Como enfrentar o uso de drogas no Brasil? - Dissertação argumentativa

24/07/2015

Como enfrentar o uso de drogas no Brasil? - Dissertação argumentativa


Qual o problema: o traficante ou o usuário?

Se há um problema que enfrentamos no Brasil é o uso das drogas ilícitas. Mesmo conscientizados das consequências do produto (como dependência, taquicardia, desidratação, depressão, abstinência, parada cardíaca, surtos psicóticos, degeneração de células cerebrais e convulsões) as pessoas, infelizmente, usam, viciam e fazem coisas insanas para conseguirem as drogas detestáveis. Mas por que isso acontece? O que podemos fazer para que isso não ocorra? 
Vamos imaginar que estamos em uma situação precária, sem amor nenhum, sofrendo racismo e desabrigado. Como todos sabem, as drogas provocam alucinações, relaxamento, perca da noção... a princípio a sensação é boa, claro que é, afinal, se não fosse, por que usariam? Caso alguém nos ofereça uma vez e aceitamos, vamos perceber que aquilo é melhor do que nossa vida real. Ah! Chegamos no núcleo da questão: o problema não são as drogas ou o traficante, o problema é a desigualdade, a marginalização, a pobreza. Podemos provar esse fator com dados concretos: o maior local de uso do Crack, por exemplo, no Brasil, é no Nordeste, onde a situação da grande maioria é de extrema pobreza, e no Sudeste, onde podemos ver extremas desigualdades.
Logo, teremos usuárias grávidas que, ou partirão para o aborto, ou ensinarão as crianças a traficar ou usar desde pequenas; teremos o aumento da prostituição e, assim, o aumento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis; e mais: teremos um problema nato, que, não começa somente depois que nos oferecem, e sim dentro de casa, quando os pais da criança usam a muito tempo drogas "pesadas". O resultado seria claro: nossa nação seria composta de drogados e, consequentemente, bandidos. 
Assim, facilmente, podemos concluir que a solução seriam as chances: as crianças e jovens precisam de mais oportunidades no meio de tanta desigualdade, não bastam palestras nos mostrando quais são as consequências, afinal, todos nós sabemos que é errado o uso, se não, não seriam chamadas "drogas ilicitas". É preciso investir mais na educação para que os mais pobres também consigam se formar, passar em faculdades boas e garantir um emprego de sucesso. Vamos parar e pensar, o que é um país sem uma boa base educacional?

- Amanda Volpato

Redação avaliada como 560 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)