Estante do Refúgio: O vestibuar é justo? - Dissertação argumentativa

18/07/2015

O vestibuar é justo? - Dissertação argumentativa


Igualdade X Justiça


No dia a dia, podemos ver muitos questionamentos sobre os vestibulares, se são justos ou não e se medem realmente a capacidade de um aluno. Afinal, a habilidade de decorar fórmulas é realmente mensurar o tamanho do conhecimento de alguém?
Não é de hoje que sabemos que nosso país tem tacanhos investimentos escolares. Os colégios públicos são de baixa qualidade e pouco valorizados, causando descontentamento não só nos cidadãos, mas também em professores que são tão pouco respeitados e apreciados, ainda que sejam o pilar de uma nação. Agora pensemos: um local de tão baixo aproveitamento estudioso vai conceder uma boa base para os alunos passarem em uma faculdade pública?
Que os melhores candidatos são os que passaram por escolas particulares e cursinhos preparatórios não nos restam dúvidas. É quase nula a probabilidade de aceitação em uma faculdade se o candidato estudou apenas em escolas públicas. Por isso, foram criadas as cotas que visam a bonificação de estudantes vindo de escolas do governo. Analisando melhor, saímos de uma injustiça e caímos em outra: e os alunos que estudaram tanto e vieram de uma rede particular? Terão menos chances? Que culpa eles têm se o governo não oferece uma boa educação aos demais?
Por isso, com pouca investigação, podemos concluir que o problema da desigualdade nos vestibulares está lá no ensino fundamental: o governo não nos dá uma boa base de estudos para passarmos em faculdades que também são do governo, isso não é irônico? A solução é clara, porém cara: é preciso um estudo de qualidade a nível suficiente de conseguirem entrar em faculdades boas, formando cidadãos de sucesso e, logo, uma nação triunfante. Pitágoras já dizia: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. 

- Amanda Volpato

Redação avaliada como 760 pontos.


Pessoal, essa é uma nova coluna do blog: dissertações argumentativas (isso mesmo, o estilo de texto do ENEM) que venho escrevendo e mandando para um professor da USP/Unicamp. É um curso online que faço para as famosas redações, caso se interessem podem deixar aí nos comentários que explico certinho como funciona esse curso em outro post.
Espero que gostem, beijos da Mands!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)