Estante do Refúgio: Ler e escrever: linhas distintas porém paralelas

07/10/2015

Ler e escrever: linhas distintas porém paralelas

“Como você consegue ler tão rápido?” “Como você consegue ler livros tão grandes?” “Como você consegue ficar até de madrugada lendo?” ... Se você é um leitor assíduo tenho certeza que já ouviu essas frases, mas também sei que consegue escrever muito melhor a cada dia. “Mas Amanda, qual a relação entre a escrita e a leitura?”
Vou tentar construir uma historinha na cabeça de vocês para conseguirem me compreender melhor. A cerca de um ano atrás uma amiga me apresentou “A Culpa é das Estrelas” (clichê? Sim, mas qual o problema?), aquele livro me preencheu e “fez o que de fato os livros sempre prometem fazer e nunca cumprem direito: tirar, mas tirar mesmo, você do lugar e o levar para outro, melhor.” (Citação do livro Os Magos). Me apaixonei pelo autor, John Green, no instante em que vi o último ponto final na última página e isso me levou a ler os outros livros do escritor, comecei com “Cidades de Papel”, “Teorema Katherine” e depois “Quem é você, Alasca?” e, assim, fui procurando cada vez mais livros do mesmo gênero até que me encantei pela fantástica magia de palavras em um pedaço de papel terem o poder de nos fazer chorar, rir, sofrer... Sei que está pensando “Nossa, ela lê só livros de modinha”, sim comecei pelos livros de “modinha”, mas hoje em dia leio qualquer coisa, desde livro políticos até os romances mais melosos.
O que estou querendo dizer é que o importante é ler, independente do que for, pois qualquer livro/texto/crônica/poema vai nos trazer um conhecimento maior e uma reflexão sobre um determinado tipo de assunto. Livros nos fazem pensar de uma forma construtiva e é com isso que temos que ocupar nosso cérebro, e não com coisas inúteis que não nos trarão futuro algum.


“Um país se faz com homens e livros”
– Monteiro Lobato

No início eu lia por puro prazer e pensava que isso não me ajudaria em vestibulares ou algo assim, pois eram leituras um tanto bobas, sem conteúdo informativo. Esse processo, de começar a escrever bem após ler mais, é constituído a longo prazo e quase imperceptível, mas acontece. Na hora que você for escrever alguma redação, após ler com mais frequência, você vai possuir imaginação mais fértil, vai saber formar um pensamento para colocá-lo no papel, vai lembrar de citações dos livros e poderá cita-lo ou se basear em alguma teoria presente em um deles, porque acreditem ou não, todo livro possui uma teoria, mesmo que bem escondida ela está ali; não acredito nessa de “ele escreveu livro só para vender”, se o livro vende é porque o autor colocou um pedaço da sua alma ali, senão não haveria um sentido na leitura.
Ler nos faz ter um poder maior de interpretação, o que mais precisamos nos vestibulares, pois não adianta você saber o conteúdo da prova se não entende o que estão perguntando. Eu tinha um sério problema com isso e venho melhorando a cada livro terminado, antigamente eu não conseguia ler nem Harry Potter pois eu não conseguia compreender a cena descrita, hoje em dia eu já consigo.



E, para fechar, livro nos fazem pensadores, formadores de opinião e isso causa impacto e destaque entre os outros. É como se fossem degraus que somos capazes de subir até tocar no céu ou em qualquer lugar que o livro quiser nos levar.


“Os livros não são capazes de mudar o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam pessoas”
– Mário Quintana


Espero que tenham entendido o recado e que se esforcem mais para conseguirem ler porque o mundo precisa de mais sábios. Comentem aqui em baixo quais são suas dificuldades na leitura que farei uma publicação dando dicas de como dar os primeiros passos dessa fantástica jornada.
Até a próxima, pessoal!

Beijos da Mands.

2 comentários:

  1. Oi Amanda, sua linda, tudo bem
    Você colocou no papel exatamente aquilo que eu acredito. Eu sempre tento convencer as pessoas a lerem, não importa se é um gibi, um anúncio, qualquer coisa. E e a mais pura verdade, quando menos perceber, seu vocabulário terá aumentado, sua escrita irá se desenvolver sem você perceber, e o mais importante no seu texto, e na minha opinião, o livro cria pensadores. Não estou vendo mais as escolas e universidades preocupadas em formar pensadores, o que é muito ruim para os profissionais que estão sendo formados e para os seres humanos de nossa geração. Adorei seu texto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo quando as pessoas se identificam com o que escrevo, concordo plenamente com você!
      Beijinhoss

      Excluir

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)