Estante do Refúgio: Sonho Grande - Resenha

26/10/2015

Sonho Grande - Resenha


Nome: Sonho Grande
Editora: Primeira Pessoa
Número de páginas: 245
Autora: Cristiane Correa

Sinopse:

"Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.
Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje."


Oi gente, tudo bem?
Hoje trago uma resenha (finalmente!) do livro "Sonho Grande". Como viram na sinopse, é um livro de administração de três brasileiros que são conhecidos mundialmente por serem donos da AB Inbev, Burger King, Heinz... 
É um livro com uma gramatura muito boa: páginas amareladas e espessura ideal, com fonte nada cansativa. 
Mesmo sendo um livro que não seja para relaxar, ele é muito interessante. Traz para nós as ideias que esses caras tiveram para conseguir tudo que possuem hoje em dia.
No sentido administrativo e profissional, recomendo ele a todos. O defeito de tudo é que ao decorrer da leitura podemos perceber que a família é deixada de lado, não só no livro mas na vida pessoal também. Logo no prefácio, escrito por Jim Collins, sabemos que Jorge Paulo, Marcel Telles e Beto Sucupira pregam uma espécie de fanatismo: se você quer crescer na área profissional, terá que abrir mão de muitas coisas na vida pessoal, não terá tempo para ficar saindo ou ficar com sua família.
Como é um livro administrativo, não sei detalhadamente como funciona a vida pessoal deles mas claramente sabemos que esta é deixada em segundo plano e, fico pensando, quando eles morrerem, vão levar o que com eles? Porque o patrimônio de 18 bilhões de dólares de Jorge Paulo não vai para o caixão com ele. 
Este livro vai receber 3 estrelas, já que alguns valores são deixados de lado durante toda história, mas não é por isso que não o recomendo, muito pelo ao contrário: recomendo e muito, tem muitas lições que você pode usar em seu dia-a-dia, só não leve em consideração 100% dos conceitos do livro.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Beijos da Mands. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)